O Dr. Mercola publicou recentemente um post em seu blog mencionando a relação entre suicidio, inflamação no cérebro e depressão. Vejam a tradução a seguir:
Um novo estudo espelha pesquisas anteriores que mostram que os pensamentos suicidas e muitos dos episódios depressivos têm uma forte correlação com a inflamação do cérebro. Saiba mais sobre os estudos
Estudos com pacientes diagnosticados como depressivos estão de acordo com outros estudos feitos com corpos de pessoas que se suicidaram, comprovando a existência de agentes inflamatórios no cérebro.
Embora saibamos que o suicídio tem causas múltiplas, esses novos achados certamente merecem atenção, pois a inflamação é uma causa conhecida de numerosas condições físicas e mentais. A inflamação intestinal, por exemplo, é conhecida como uma causa de sintomas de depressão.

Em relação a depressão, os avanços científicos sugerem que este estado de espírito é fortemente influenciado pela flora intestinal e que os probióticos (bactérias benéficas) podem aliviar os sintomas da depressão. Mas, embora um suplemento probiótico possa ser útil, é improvável que faça uma diferença significativa se você ainda estiver comendo lixo.

As principais dicas em relação a alimentação incluem limitar açúcares e glúten, e aumentar gorduras saudáveis, omega-3, fibras e alimentos fermentados ricos em probióticos naturais. O açúcar, especialmente, é um inflamatório conhecido que já foi associado à depressão. Infelizmente, muitos estão sob a crença equivocada de que eles podem proteger sua saúde trocando açúcar refinado por adoçantes artificiais.

Uma maneira simples de reduzir drasticamente a ingestão de açúcar é substituir os alimentos processados ​​por alimentos de verdade. Comer muitas frutas e vegetais está associado a menores probabilidades de depressão e ansiedade, um efeito atribuído a antioxidantes que ajudam a combater a inflamação em seu corpo. Certos nutrientes também são conhecidos por causar sintomas de depressão quando faltam, por isso é importante comer uma dieta variada de alimentos de verdade, evitando assim os industrializados.
Leia o artigo original 

Sabemos que as dietas low carb, especialmente na modalidade paleo low carb, é anti inflamatória, extremamente saudável, com inúmeros relatos de pessoas que ao se adaptarem a dieta, obtiveram  benefícios a saúde importantes, inclusive em relação a depressão!

Conheça a dieta paleo

Entenda a dieta low carb

Compartilhe!